Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2016

Uma mesa especial

Todo dia pode ser um dia especial. E uma mesa bonita é um convite de boas vindas a qualquer pessoa, fazendo com que ela se sinta bem, feliz.

Pode ser um prato caprichado, ou arranjos de flores que despertam os sentidos para o belo, o bonito. Pequenos detalhes que alegram nossa vida.
 FOTO:MARIA ALBERT

Um arranjo simples, com lindas violetas, dá o toque alegre à mesa:
 FOTO:VIBEKE DESIGN

Aqui um bonito efeito com belo destaque às rosas:
FOTO:VIBEKE DESIGN

Um toque delicado, mesclando o branco às peças rústicas como o vaso e o castiçal. Um belo efeito à mesa.

 FOTO:VIBEKE DESIGN
Aproveite as sugestões e dê um toque caprichado, único, à sua mesa, fazendo do seu dia, um momento muito especial.  

sexta-feira, 27 de maio de 2016

As vantagens de uma viagem de trem

A maioria dos brasileiros ao pensar em viagens, sequer cogita a possibilidade de realizar algum trajeto, ou ao menos parte do percurso, de trem. Por que? Porque não temos no Brasil um sistema de transporte com a utilização de trens nos níveis dos existentes especialmente nos países europeus.

Em 2011, quando viajei pela primeira vez à Europa, sequer pensei em possíveis deslocamentos entre cidades ou países, utilizando trens. A agência que intermediou a viagem também não cogitou de tal possibilidade. Desta forma, os trajetos foram feitos todos de ônibus.

Conversando com amigos e parentes, é a mesma situação.

Em 2014, ao organizar uma viagem a três países da Europa, decidi colocar a utilização de trem como meio de transporte principal, tanto entre cidades como para os deslocamentos de um país a outro. A descrição desta viagem está relatada no post 'Como organizar uma viagem à Europa' aqui no blog.

Realmente, fiz muitas pesquisas em revistas, blogs, querendo saber qual a impressão dos que haviam utilizado o trem como transporte na Europa.

Corri em busca de todas as informações, e me vali especialmente das orientações da Anna Fernandes através do seu blog 'Dicas práticas de frances para brasileiros' http://dicasdefrances.blogspot.com.br/2012/03/viajar-de-trem-pela-franca.html que proporciona todas as informações possíveis, inclusive tempo de trajeto, estações, bagagem, bilhetes, etc. Enfim, tudo!

O resultado prático da viagem foi nota 10! Tudo ótimo, perfeito. Em outras viagens à Europa, vou utilizar, prioritariamente, trens!
Este local  chamou a atenção, pois no alto da montanha há uma espécie de fortaleza/castelo - Espanha

Espanha
Espanha
Algumas vantagens na utilização de trens:
  • viagem segura, confortável, rápida;
  • velozes - alguns trens que utilizamos viajavam, em média, a mais de 300k/h - e sem que sentíssemos absolutamente nada, nem balanços, nem barulhos, nem solavancos, nada;
  • não há necessidade de estar na estação com 1 ou 2 horas de antecedência como em aeroportos;
  • ao final da viagem, é só pegar a bagagem e ir embora; sem tempo de espera para liberação, como em aeroportos;
  • as estações de trem, geralmente, estão localizadas no centro da cidade, facilitando o acesso aos locais pretendidos;
  • poltronas confortáveis, amplas, que permitem conforto, e mesa à frente que possibilita desde refeições até realização de trabalhos (numa das viagens, um professor utilizou o tempo para corrigir provas de seus alunos);
  • pode-se viajar admirando a paisagem, conhecendo um pouco mais do país visitado; 
  • há restaurante a bordo para refeições/lanches;
  • viajar na segunda classe, além de mais barato, é ótima, com bastante conforto;
  • não há limites de bagagem, havendo sim uma orientação de boa convivência, quanto a tamanho e a razoabilidade da mesma, pois como há espaço para acomodar a bagagem não seria correto alguém utilizar sozinho (com inúmeras malas) o espaço que é para ser dividido com os demais passageiros; quanto ao tamanho, o ideal é o padrão das malas médias utilizadas nos aviões para evitar que alguém ao levar mala gigante obstrua o corredor de passagem, pois a mesma não caberá no local para acomodar a bagagem;

Ao viajar de trem certamente é possível descobrir outras vantagens ocasionadas por uma viagem tranquila, confortável, relaxante.







quinta-feira, 26 de maio de 2016

Decoração para aquecer

Aqui no sul do Brasil, temos as quatro estações do ano bem definidas, o que é muito bom.

Estamos no outono, com folhas amarelas/alaranjadas/avermelhadas caídas sobre as ruas, as casas, as calçadas, enfim, mostrando bem as características desta estação que é muito linda. 

É também uma estação que já traz o frio como prenúncio do inverno que se aproxima.

Neste período, também queremos a nossa casa mais aconchegante, com mais calor. Para isso, podemos utilizar mantas, almofadas, cortinas, tapetes, e demais objetos de decoração que transmitam sensação de calor, de aquecimento. 

Veja algumas ideias para aquecer um ambiente. 

Depois, é só preparar um chocolate quente, ou um quentão, ou pipoca, e está tudo perfeito para curtir o friozinho da estação. 


Esta sala mostra uma mistura de tons claros, com detalhes em vermelho e marrom, o que dá sensação de calor e bem-estar.


Nesta outra sala, as mesmas cores, com maior uso de tons terrosos, quentes, trazem aconchego ao ambiente.


Nesta sala, a presença de tons de azul, dá destaque ao uso de tons em bege/branco e cru, deixando o ambiente bastante acolhedor. 

Estas imagens lindas são ideias de decoração que podem servir de inspiração para uma verdadeira repaginada na sala de estar. 

E ideias de decoração - desde móveis até objetos para dar o toque final - podem ser encontradas na Carro de Mola - loja virtual que tem uma imensa variedade de itens para deixar o ambiente residencial ou profissional mais bonito. A loja possui um blog - Decorar faz bem - com dicas de decoração no link https://www.carrodemola.com.br/blog/


domingo, 22 de maio de 2016

Branco na decoração

Sempre gostei do branco na decoração. Penso que o branco dá um ar cottage para qualquer ambiente. Veja algumas ideias:

Olha que lindo este canto de sala, onde a decoração foi trabalhada com muito branco, detalhes em cinza e alguns toques de cobre. Ah, as plantas completam a decoração. Muito bonito!


FOTO: VIBEKE DESIGN

Na decoração da sala abaixo, o branco abre espaço para o bege, fazendo um contraste muito bonito com a mesa em vermelho, e novamente detalhes em cobre/marrom, sendo que o arremate final fica por conta das flores.


FOTO:VIBEKE DESIGN

Um cantinho na cozinha que ficou muito lindo. O branco recebendo peças em diversos tons de verde, sendo as cores ressaltadas pelos elementos da decoração em madeira natural, como o tampo da mesa, a cesta no chão e as tábuas de carne.


FOTO:VIBEKE DESIGN
Boas ideias, não é mesmo?

sábado, 21 de maio de 2016

Aposentada. E agora?

Foto: Maria Albert

A maioria das pessoas sonha com a aposentadoria, quer seja por parar de trabalhar, quer seja por conseguir uma certa tranquilidade em termos de sobrevivência financeira, quer seja por dispor de um tempo maior para fazer outras atividades, quer seja... Enfim, há inúmeros motivos para sonhar com a aposentadoria.

Mas já escutei de muitas pessoas: estou aposentada e não sei o que fazer. 

Como assim? Não. Nem pensar este tipo de pensamento. Use seu tempo - agora, finalmente, mais disponível - para concretizar pequenos (ou grandes) projetos que agreguem valor ao seu dia, que enriqueçam a sua existência.

Foto: Pixabay
Olhe a sua volta e veja o mundo! 
Poderá ocupar-se fazendo cursos de tricô, crochê, tapeçaria, pintura em tecido, em tela, artesanato...

Sabe aquele curso de natação, ou piano, ou decoração, ou ... que queria fazer desde jovem? Faça! 

Poderá fazer um curso de aperfeiçoamento na sua área de conhecimento, ampliando o seu saber, atualizando-se...

Ou, quem sabe, um curso de línguas! É muito interessante; é aprender sobre outras culturas, outros horizontes...

Matricule-se numa academia, é a oportunidade de exercitar-se fisicamente e conhecer outras pessoas, ampliando seu círculo social...

Passeie por sua cidade, veja a vida e o local onde mora com um novo olhar...

Viaje. Para qualquer lugar: para a cidade vizinha e passe o dia lá, conhecendo-a; para dentro e (se sobrar dinheiro) para fora do país... Ah! Isso é muito bom. Viajar amplia seus horizontes ao ter contato com pessoas de outras culturas, outros costumes...

Aposentada? Que bom! Há tantas coisas para fazer com o tempo que finalmente você tem. Use-o da melhor forma possível para enriquecer sua vida. Não esqueça: a vida não é só viver, é saber viver!

terça-feira, 17 de maio de 2016

Decoração - Detalhes que alteram o visual

Muitas vezes vivemos em um ambiente durante longo tempo e parece que estamos satisfeitos com o seu aspecto, a sua 'cara'.


Certo dia, de repente, ao olhar para este mesmo ambiente, nasce uma súbita vontade de mudança. E queremos, rapidamente, uma alteração que pode ser radical ou não: trocar os móveis de lugar, pintar as paredes, colocar um tapete novo, inserir um ou outro detalhe que faça a diferença. 

Quando queremos dar este 'up' no ambiente em que vivemos, nada melhor do que 'visitar' revistas e blogs de decoração, tentando adequar detalhes ao nosso ambiente.

Num desses momentos de vontade de mudança visitei um blog de decoração que fazia referência a uma loja de comércio eletrônico chamada Carro de Mola. Ao 'visitar' a loja me apaixonei por inúmeros objetos, lindos, especiais, que davam a impressão de únicos. E como eu estava procurando um relógio para a cozinha...

O relógio complementou o estilo cottage da cozinha
Comprei um relógio de parede para colocar na minha cozinha que tem ares cottage (estilo de decoração que amo). 
Ficou perfeito!


Detalhe do relógio sobre o armário antiguinho


Para ver mais produtos da Carro de Mola, visite https://www.carrodemola.com.br

sábado, 14 de maio de 2016

Plantas de interior



Quem gosta de decoração sabe que plantas dão o toque final, o verdadeiro arremate no visual do espaço, quer seja profissional ou residencial. 

Muitas pessoas dizem que não conseguem manter plantas dentro de casa. Não sou expert em jardinagem, sou somente interessada, apaixonada por plantas. Assim, compartilho da minha experiência de como manter muitas plantas (com saúde) dentro de casa. 


Este lindo Lirio do Amazonas floresce todos os anos

Lírio do Amazonas









Toda planta de interior requer um cuidado diário, com a observação do visual e do comportamento da planta, com atenção a qualquer alteração como o aspecto das folhas, do próprio viço da planta (se permanece ereta, firme, com brotação nova - e aqui também é de ser observado se esta brotação vem viçosa ou exageradamente alongada).



Estas duas - lindinhas - crescem viçosas (saxifraga e suculenta) 

É importante escolher plantas próprias para locais sombreados ou semi sombreados, e colocá-las nos lugares mais próximos de claridade externa, como janelas, portas exteriores, vitrôs, etc. 


Singonio - muito simples de cuidar
Após o cuidado na escolha da planta e do local, o passo seguinte é a observação diária com regas e o próprio aspecto da folhagem. A rega pode ser diária desde que mínima, especialmente no período de outono/inverno (costumo tocar a terra em volta da planta: se está seca, é possível regar (economicamente), se está úmida, melhor não regar).

A alpidistra gosta de lugares com pouca luz
Quanto ao aspecto da planta, este é fundamental para mostrar a saúde da mesma: folhas brilhantes, escuras, viçosas - está tudo ótimo, ela está adaptada ao local; se as folhas estão claras demais, alongadas, até deformadas - é sinal de que está pedindo socorro, precisa urgentemente, de uma atenção que pode ser: rever as regas ou o local escolhido. 

Importante também é adubar a plantinha (costumo usar adubo orgânico em média a cada 3/4 meses). 
Violeta africana
Uma planta dentro de casa, bem cuidada, consegue se reproduzir, dar flores, viver e enfeitar um ambiente por muito tempo, anos até.

Um pequeno Cactus - ao lado de um vitrô

Para quem ama plantas - como eu - elas são vida, imprescindíveis à nossa saúde física, psicológica, emocional. 

domingo, 8 de maio de 2016

Direito - Onde encontro meus direitos trabalhistas?


Sempre partilhei da ideia que o conhecimento da legislação deve ser incentivado e deveria fazer parte do currículo escolar desde as séries iniciais, começando por direitos/deveres básicos e evoluindo gradativamente.

Como professora de cursos técnicos (pós-médio) durante vários anos, percebi a imensa curiosidade dos alunos (adultos e já inseridos no mercado de trabalho) em relação à legislação trabalhista. Esta área do Direito afeta o dia a dia do trabalhador, e que em sua grande maioria não possui conhecimento sobre seus direitos.

Com isso, me deparei inúmeras vezes, com a mesma pergunta: Professora, onde encontro meus direitos trabalhistas? 

Não há nenhum mistério na resposta. É bastante simples:

1º. Na Constituição Federal/88 sob o art. 7º, e sob os incisos I a XXXIV, se encontram direitos como FGTS, 13º salário, hora noturna superior à hora diurna, carga horária máxima diária e semanal, adicional para hora extra, aposentadoria, prescrição (para buscar direitos), obrigatoriedade de adicional para o trabalho insalubre ou perigoso, férias acrescidas de 1/3, etc.

O parágrafo único do art. 7º estabelece os incisos que albergam direitos relativos ao trabalhador doméstico. 

2º. Na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) encontram-se aqueles direitos como a obrigatoriedade do intervalo devido na jornada de trabalho, entre uma jornada e outra, o horário a ser observado para adicional noturno (das 22hs às 5hs); o contrato de trabalho, a CTPS, a rescisão, as férias, as causas que podem resultar na justa causa (pelo empregador ou pelo empregado), etc.   

3º. No Acordo ou Convenção Coletiva da categoria - aqui se encontram direitos que podem ampliar os já contemplados por exemplo, na CLT; entretanto, não podem suprimí-los ou reduzí-los. São os específicos da categoria. Podem estabelecer questões como auxílio alimentação, adicional sobre horas extras, horário para adicional noturno, base de cálculo para o adicional de insalubridade, piso da categoria, etc.  

Assim, o trabalhador da esfera privada, após pesquisar nestas três fontes, certamente poderá dizer que sabe onde encontrar seus direitos trabalhistas.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Solidariedade


Nestes dias frios de outono aqui no sul do Brasil, nos deparamos com a palavra solidariedade sendo usada de modo mais frequente. É nas campanhas na busca de alimentos e roupas para pessoas vítimas de enchentes, nas chamadas para doações de agasalhos mais quentes para os mais necessitados, etc. 

Não há dúvida que a palavra solidariedade aparece mais no nosso dia a dia, nos meses mais frios.

Mas solidariedade é só isso? Não. Solidariedade é muito mais. Ser solidário com quem é nosso amigo, parente, conhecido, é muito fácil. 

Ser solidário é 'fazer o bem, sem olhar a quem', como diz o ditado. É proporcionar algo de bom a outras pessoas de maneira desinteressada, sem nenhuma pretensão. Este algo de bom pode ser uma ação, um gesto, ou mesmo uma palavra de conforto, de estímulo.

Há poucos dias, indo ao trabalho, observei em alguns lugares da cidade (pendurado numa grade de ferro, num poste, sobre um banco de praça) cabides com peças de inverno (casacos, blusões, calças, etc), juntamente com um bilhete "Você precisa? Pegue" ou "Está precisando? Pode levar". Achei uma bela iniciativa que representa uma maneira bonita de solidariedade. 
Cabide solidário - peças para serem levadas por quem necessitar

Há cerca de um mês, naqueles dias de muito calor, ao passar por uma parada de ônibus, vi uma cena que me marcou demais. Na parada havia uma senhora com uma criança pequena no colo, e o morador da casa em frente a parada, levou gentilmente uma cadeira para esta senhora sentar enquanto aguardava o ônibus. Uma gentileza que fez toda a diferença! 

Isto é solidariedade, ou seja, fazer o bem de modo desprendido, pensando somente no bem estar de outra pessoa. Simples assim.
    

domingo, 1 de maio de 2016

França - de trem

Aix-en-Provence


Sempre tive muita vontade de conhecer o sul da França. Li em algumas revistas sobre Aix-en-Provence e fui cativada pelo encanto da cidade. Aprofundei minhas pesquisas e fiquei muito feliz ao saber que estava em funcionamento há pouco tempo, uma linha de trem de alta velocidade ligando Barcelona/Espanha a Aix-en-Provence/França, cujo trajeto era realizado em cerca de 4 horas.

Chegamos à Aix-en-Provence no horário determinado, às 22:30 da sexta feira. Devido à hora, optamos por ir de táxi ao apart hotel. Estávamos eufóricos pois no dia seguinte, sábado, era o dia da famosa feira na Cours Mirabeau!

O apart hotel era ótimo, dispondo das utilidades necessárias para o preparo das próprias refeições, mas oferecia também café da manhã, se o cliente desejasse. Além do mais, estava localizado a cerca de uma quadra da Cours Mirabeau (rua onde acontece a famosa feira), de lojas, restaurantes, farmácias, padarias, linhas de ônibus e pontos de táxi. Localizada também a uma quadra do apart hotel está a estação rodoviária, com ônibus para cidades próximas como Avignon, Marseille, etc.

A feira é linda, colorida, muito variada, oferecendo artesanato, comidas, bebidas, souvenir, enfeites natalinos, roupas, perfumes e os sabonetes artesanais próprios da região da Provenc. 


COURS MIRABEAU À NOITINHA - AIX-EN-PROVENCE

ESTAÇÃO RODOVIÁRIA - AIX-EN-PROVENCE
A cidade estava toda iluminada preparada para o Natal e a própria feira (que normalmente acontece somente aos sábados) seguiu no domingo. 

Aix-en-Provence é conhecida por ter sido o local de residência do pintor Cézanne, que a retratou em inúmeras de suas obras.

Aproveitamos para conhecer o famoso Les Deux Garçons, localizado na própria Cours Mirabeau. Foi fundado em 1792 tendo sido muito frequentado por artistas como Edith Piaf, Cézanne, Picasso, Zola, e outros. É uma brasserie, oferecendo, café, bebidas, refeições, etc. 

Ali aproveitamos para saborear um gostoso café e provar alguns chopes artesanais.E é claro, muito bom estar num lugar histórico! 
Ganhamos, gentilmente, do garçon que nos atendeu, um porta copos, que emolduramos como lembrança do lugar e da viagem inesquecível.

LES DEUX GARÇONS - AIX-EN-PROVENCE
Aix-en-Provence é uma cidade histórica, famosa pela inúmeras fontes, repleta de construções antigas e ruelas, carregadas de história. É tida como uma cidade universitária, pois há estudantes do mundo todo ali. 

E como estávamos muito perto de outras cidades lindas, optamos por conhecer Marseille, em viagem de ônibus com duração de cerca de 20 minutos.

Marseille

Marseille é a capital da Provence, e foi o que se pode chamar de grata surpresa. Ao desembarcar do ônibus, disse a mim mesma: puxa, porquê não escolhemos outro lugar? Aqui será um dia perdido!

Mas como para tudo se espera uma solução, perguntamos onde ficava o centro da cidade. E nos dirigimos para o lugar indicado, a algumas quadras dali. De repente, outra cidade se apresentava: avenidas largas, ruas movimentadas, lojas de artigos variados, restaurantes, cafés, etc. 

Aproveitamos para comprar alguns itens de vestuário, calçados, pois os preços eram muito bons.

Fomos até a orla e nos encantamos com o cenário, restaurantes, hotéis, cafés, lojas, barcos, e até uma feira (de Natal). Havia também um trenzinho que fazia passeios por parte da cidade, além da possibilidade de passeios de barco.
MARSEILLE - FRANÇA
 
TRENZINHO PARA CONHECER MARSEILLE


DIVERSÕES PRÓXIMO Á ORLA - MARSEILLE

ÔNIBUS/BONDE ELÉTRICO - MARSEILLE

Decidimos embarcar em um ônibus que dizia: Notre Dame de la Garde para conhecer um pouco mais da cidade. O ônibus seguiu para arredores de Marseille e após começou a subir um morro, e finalmente estacionou no topo, onde havia a Basílica de Notre Dame de la Garde. A Basílica é lindíssima, e o local indescritível: para o lado que se olhar, há paisagens maravilhosas, de um lado o mar azul e de outro a cidade clara, linda. A Basílica é estilo bizantino, e teria sido erguida sobre um pequeno santuário que data de 1214. A imagem de Nossa Senhora toda dourada, data de 1869. Realmente, dos lugares mais lindos que já vi. Inesquecível! 


NOTRE DAME DE LA GARDE - MARSEILLE - FRANÇA

VISTA DE MARSEILLE DO ALTO DA BASÍLICA DE NOTRE DAME DE LA GARDE 
VISTA DE MARSEILLE - FRANÇA

Do alto se avista a ilha do Chateau D'If, que teria inspirado Alexandre Dumas, no célebre O Conde de Monte Cristo, local da prisão do personagem.

Ao final do dia lindo e ensolarado em Marseille, embarcamos no ônibus que nos levaria à Aix-en-Provence. No dia seguinte, embarcaríamos para Paris (de trem).


Paris

Paris dispensa qualquer apresentação. Inigualável, encantadora, cativante...Ah, Paris! 

Embarcamos em Aix-en-Provence com destino à Paris, em trem de alta velocidade, em viagem com duração de cerca de 3:30 horas.

A hospedagem em Paris foi em apart hotel bem localizado, com aqueles itens indispensáveis referidos anteriormente, e também próximo de estações de metrô, ônibus, mercados, restaurantes, lojas, etc.

Visitamos pontos turísticos como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre Dame, o Museu do Louvre, passeamos pela Rívoli, Champs Elisée, Galerias Lafayette, além do tour pela cidade com os ônibus turísticos. 
RIO SENA - PARIS
RIO SENA - NOTRE DAME AO FUNDO - PARIS
RIO SENA - PONTE DOS CADEADOS - PARIS
CÉLEBRE PINTURA DE DELACROIX - MUSEU DO LOUVRE

CÓDIGO DE HAMURABI - MUSEU DO LOUVRE  -PARIS

INTERIOR DA GALERIA LAFAYETTE - PARIS

Fizemos um passeio à noite pelo rio Sena, o que é maravilhoso, pois é um tour pelos principais pontos turísticos de Paris, iluminados. Muito lindo

PONTE ALEXANDRE III -  PARIS 

PASSEIO DE BARCO PELO RIO SENA  - À  NOITE - PARIS


Palácio de Versailles 

Aproveitamos também para visitar o Palácio de Versailles, distante cerca de 20 km de Paris. Magnífico! É muito interessante ver/conhecer uma parte da história, e os ambientes suntuosos de uma monarquia. 
JARDINS DE VERSAILLES - FRANÇA

SALÃO DOS ESPELHOS - VERSAILLES

Após 05 dias em Paris, era chegada a hora de voltar para Lisboa/Portugal, onde embarcaríamos de volta ao Brasil.

Esta viagem Paris-Lisboa, optamos por fazê-la de avião, aproveitando aqueles voos low coast, com duração de cerca de 02 horas e tidos como baratos. 


Portugal

De volta a Lisboa, ainda tivemos mais 1 dia e meio para aproveitar revisitando lugares que havíamos gostado, saborear uma vez mais os famosos pastéis de Belém, passear pela cidade e até encontramos uma feira de antiguidades, que gostamos muito.

MONUMENTO AO FADO - LISBOA

FEIRA DE ANTIGUIDADES - LISBOA
Encerramos este tour maravilhoso por três países, trazendo belas imagens que serão lembranças de outros povos, outras culturas, o que sempre enriquece qualquer existência.

Espanha - de trem

Madri

Como previsto, nosso trem chegou à estação de Chamartin, em Madri, por volta de 8:00 da manhã (viagem noturna de 10:43 hs).

Após um bom café na própria estação, nos dirigimos de táxi, ao apartamento localizado na área central de Madri, a cerca de uma quadra da Calle Mayor, próximo de mercados, lojas, restaurantes, metrô, ônibus, etc.

Fomos conhecer a famosa feira El Rastro! Várias quadras de feira, com uma variedade imensa de itens: roupas, calçados, bijuterias, bolsas, malas, doces, salgados, comidas, artesanato, cutelaria, antiguidades, souvenir, etc. 

Realmente, é um local animadíssimo, imperdível, e onde se caminha muito!

Permanecemos 04 dias em Madri, o que nos possibilitou conhecer  os principais pontos turísticos como a Gran Via, Porta de Alcalá, Plaza de Los Toros, Palácio Real de Madri, Plaza del Sol, Plaza Mayor e também o Museu do Prado. 

Em Madri também utilizamos os ônibus turísticos para  conhecer melhor  a cidade.

PORTA DE ALCALÁ  

O URSO E O MEDRONHEIRO - PLAZA DEL SOL
PLAZA DE TOROS 



MUSEU DO PRADO - MADRI

PALÁCIO  REAL - MADRI
Na tarde do 4º dia, nos preparamos para embarcar rumo a Barcelona, em viagem de trem que teria uma duração de cerca de 3 horas.

Embarcamos na estação Atocha, com destino à estação Barcelona Sants. 


Barcelona

É uma cidade surpreendente. Sempre ouvia falar que Barcelona era diferente, moderna, com estilo próprio. E foi essa impressão que tive ao conhecê-la. E além do mais, bonita. O catalão (idioma local) é muito interessante parecendo em alguns momentos uma mescla de português, italiano, espanhol.

Permanecemos em Barcelona por 03 dias, e aproveitamos para conhecer pontos turísticos como a Igreja Sagrada Família (obra lindíssima e ainda inacabada de Antoni Gaudi) e que fica localizada a cerca de uma quadra do apartamento que locamos.
IGREJA SAGRADA FAMÍLIA - BARCELONA

Passeamos também pelo Parque Guell, que foi projetado para ser um condomínio urbano, também é obra de Gaudi, onde o arquiteto mostrou todo o seu talento e criatividade. 
PARQUE GUELL - BARCELONA


ENTRE UM PASSEIO E OUTRO, SEMPRE TEMPO PARA UM LANCHE


Ao final do 3º dia, sexta feira, chegou a hora de partir. Embarcamos no trem de alta velocidade AVE que partiu de Barcelona às 18:30 hs, da estação Barcelona Sants, com destino a Aix-en-Provence, no sul da França, com previsão de chegada às 22:30 hs.

Até a França!