Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Nova Petrópolis - um passeio na bela serra gaúcha


A região serrana do Rio Grande do Sul é conhecida pelo clima, paisagens e arquitetura européias. As três cidades que se destacam na região serrana gaúcha são Gramado, Canela e Nova Petrópolis, todas muito próximas (Gramado - Canela, 8 km; Gramado - Nova Petrópolis, 36 km).  

Das três, Nova Petrópolis é a menor, mas nem por isso, menos encantadora. 

Possui beleza natural aliada a detalhes que revelam a forte colonização alemã, com visual caprichado, colorido, de múltiplas flores, em qualquer época do ano. 
Praça frente ao shopping - Nova Petrópolis

A beleza surpreende já nas estradas que levam à esta região serrana: caminhos bonitos e cuidados, paisagens deslumbrantes, e em algumas épocas do ano, hortências ou azaléias floridas margeando a estrada. 


A pequena cidade atrai turistas do Brasil e até do exterior, que ficam encantados com a beleza do lugar e arredores. É uma cidade limpa, organizada, hospitaleira e bastante festiva.

No centrinho da cidade se encontram lojas, restaurantes, cafés, e também um shopping que permite a compra de malhas lindas, bastante diversificadas e com bons preços, calçados, e também, é claro, dos tradicionais chocolates da região.
Centro de Nova Petropólis - shopping
No centro de Nova Petrópolis, há a Praça das Flores, a rua coberta e o Labirinto, lugares encantadores.

Também ali no centrinho (tudo muito perto, permitindo ir a pé às compras e passeios), há também o Parque Aldeia do Imigrante, que é um lugar lindo, dentro de uma área verde de cerca de 10 hectares, e onde são realizadas festas celebrando a colonização da região (além da alemã, a austríaca, a polonesa, a russa, etc).

Parque Aldeia do Imigrante
No local, são realizadas apresentações com danças características, muitas vezes, ao som das típicas bandinhas alemãs.

Apresentação de grupo com trajes típicos dançando ao som de músicas tradicionais dos imigrantes
A Aldeia do Imigrante faz jus ao nome, e ali se encontram várias construções (todas no estilo enxaimel - próprio da região bávara) como a Casa Paroquial, e até uma Cervejaria, que oferece cerveja e chopp artesanais, além de alguns quitutes/petiscos tradicionais. 


No local há lojas que comercializam malhas, artesanatos, produtos coloniais, plantas, lanches, guloseimas, etc.

E possível fazer tudo isso enquanto se admira a beleza do lugar, com seus belos e caprichados canteiros com árvores e flores.

É um bonito passeio que vale a pena realizar.



7 comentários:

  1. Olá, Maria Albert!
    Vi seu convite no G+ e vim conhecer o blog, estou gostando muito!
    Sou da cidade de Petrópolis, RJ.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra. Que bom. Adorei que vieste conhecer o blog e que gostaste. Gostei demais que deixaste um comentário; agradeço muitíssimo. Um grande abraço e obrigada!

      Excluir
  2. Nova Petrópolis é linda mesmo, tenho muita dica desse lugar encantador, lindo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga Sarah. Que bom ver você de novo comentando no blog. Sim, Nova Petrópolis é encantadora realmente, e parece que por lá sempre tem festa. É realmente uma cidade que sabe receber muito bem o turista! Obrigada, amiga. Um abração!

      Excluir
  3. Nova Petrópolis é linda mesmo, tenho muita dica desse lugar encantador, lindo post!

    ResponderExcluir
  4. Visitei Nova Petrópolis e posso dizer que você tem razão em tudo o que afirmou neste post. Cidade agradável e limpa! Curti muito a arquitetura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar o blog, também obrigada por comentar e mais ainda por confirmar o que escrevi no post. Realmente, é uma bela cidade! Um grande abraço!

      Excluir