Total de visualizações de página

domingo, 24 de julho de 2016

Barcelona e a grandiosidade dos sonhos de Gaudi

Sagrada Família 

A cidade de Barcelona, na Espanha deslumbra os visitantes por várias questões. 

A começar pelo idioma (catalão) que surpreende por parecer uma rápida mistura de francês, italiano, espanhol e português. Ao menos assim me pareceu.

Deslumbra pela modernidade, por ruas bem feitas, prédios bonitos, antigos e modernos em perfeita harmonia.


Mas, surpreende na arquitetura, nas inúmeras obras de Antonio Gaudi que ao idealizá-las, projetá-las, parecia querer mostrar um mundo de beleza, de magia, de extremo encanto; algumas, com traços que parecem desafiar a gravidade.

Templo Sagrada Família - Barcelona - Espanha
É assim na Sagrada Família, cujo nome é Templo Expiatório da Sagrada Família, inscrita na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. É um templo católico.

Ao conhecer o Templo, fiquei paralisada por muitos minutos contemplando uma das obras que retrata a grandiosidade do sonho de Gaudi: ao projetar as torres (serão 18 ao todo); a tantas formas entremeadas; a aberturas nas torres que parecem janelas que se descerram para o espaço; enfim, simplesmente deslumbrante, estonteante.

O projeto da obra teve início em 1882, sendo que no ano seguinte (1883) foi totalmente reformulado por Gaudi, que assumiu a execução a partir daí.

O Templo está inacabado, estando em obras há mais de 100 anos. A bem da verdade, no ano de 2026 (quando será comemorado o centenário de morte de Gaudi), é muito provável que ainda não esteja totalmente concluído. Mas continua encantando visitantes do mundo todo.


Templo Sagrada Família - Barcelona - Espanha

O Templo é, sem dúvida, o cartão postal de Barcelona. E indo à Espanha, é certamente, um dos lugares que não se pode deixar de conhecer.

Onde: Barcelona - Espanha 
Barcelona está a cerca de 623 km da capital, Madri.
Ou seja, um pouco mais de 6 horas de viagem, de carro.
Dica: Vá de trem de alta velocidade (AVE) com viagem de 2h50 ou 3h - (pode verificar horários/preços) no banner da Raileurope, aqui no blog. Viagem rápida, segura e confortável.




2 comentários:

  1. Oi, conheço bem Barcelona, mas não toda Madri.Dicas porque vou em setembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edna! Inicialmente, agradeço a visita ao blog. Que bom que vais a Madri, é uma cidade linda. Aqui no blog tem um post - Espanha - de trem, que dá várias dicas do que ver em Madri. Se queres fazer algumas comprinhas legais, sugiro a feira El Rastro que acontece aos domingos. É imensa e muito legal. Um abração e ótima viagem!

      Excluir