Total de visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2016

Portugal - de trem

Lisboa 


Saímos do Brasil dia 24 de novembro, e chegamos em Lisboa, dia 25 próximo do meio dia.

Nossa permanência em Lisboa foi de 5 dias.
Hospedados num apartamento bem localizado no bairro Alfama (na frente passava a linha amarela dos famosos bondes de Lisboa), aproveitamos para conhecer lugares turísticos indo a pé, utilizando bonde, ônibus, o elétrico, e táxi (que achamos ser um ótimo serviço e muito barato).

Utilizamos também os Sightseeing - ônibus turísticos que circulam pelos principais pontos turísticos, com preço acessível e que proporciona uma boa visão da cidade ao turista.

Passeamos por bairros como Alfama, Chiado, Castelo, por praças como a do Comércio, do Rossio, dos Restauradores, e aproveitamos para conhecer a Catedral da Sé de Lisboa, lojas como El Corte Inglês, a Primark (moda a preços muito acessíveis), etc.  

TORRE DE BELÉM - LISBOA  Foto: Maria Albert
NA TORRE DE BELÉM - RIO TEJO AO FUNDO
RUELA DE LISBOA   Foto: Maria Albert
BONDE - LISBOA-

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS - LISBOA
MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS - LISBOA
IMAGEM DE SÃO JORGE - CASTELO DE SÃO JORGE - LISBOA

Aproveitamos também para conhecer e nos deliciar com os famosos pastéis de Belém, visitando a pastelaria/confeitaria que criou o gostoso pastel, cuja receita, dizem, é segredo mantido a sete chaves, e que teve início  em 1837. Está localizada muito próximo do Mosteiro dos Jerônimos, que fica bem perto da Torre de Belém e do Padrão dos Descobrimentos. A pastelaria, com a fachada com toldos azuis, é extremamente concorrida, e sem nenhuma dificuldade conseguimos mesa para saborear um gostoso café acompanhado não só dos famosos pastéis (hummm, só de pensar dá água na boca...)mas também de outras delícias. E importante: os preços são bem acessíveis.


Porto 

Organizamos de véspera, um dia para conhecer a cidade de Porto. Adquirimos passagens de trem no dia anterior e cedo estávamos na estação de Santa Apolonia para o passeio.

A viagem é bonita, com duração de cerca de 03 horas e passa por inúmeros cidades e lugarejos, com chegada na estação de Campanhã, em Porto.

Almoçamos em Porto e aproveitamos para dar boas caminhadas pela área central e após fomos até o cais onde parece que lá é que a vida acontece: lojas de artesanato, roupas, calçados, recordações, restaurantes, bares, vendedores de rua, grupos musicais, etc. Enfim, atrações das mais variadas.

Ali, escolhemos uma mesa e acompanhados de um gostoso café e algumas guloseimas, ficamos contemplando aquele movimento todo e a paisagem maravilhosa do lugar.
PORTO - PORTUGAL
PORTO - PORTUGAL - AO ENTARDECER 
PORTO - PORTUGAL

Deixamos Porto à noitinha e nos dirigimos à estação de trem, para o retorno à Lisboa.

Cascais - Estoril

Visitamos Cascais e Estoril. Pretendíamos conhecer também Sintra, mas em razão do tempo/deslocamento não foi possível.

Cascais é um cidade encantadora, com praia bonita. Fomos de trem de Lisboa a Cascais. Descemos no que é considerado centro e que fica quase na praia. 

Caminhamos pelas ruas, praças, visitamos um Forte ao lado do cais, e decidimos embarcar em um ônibus que circulava pela cidade, para visualizar melhor a extensão do local. Almoçamos em Cascais e saímos com a impressão de uma cidade acolhedora e bonita.
CASCAIS - PORTUGAL
CASCAIS - PORTUGAL
CASCAIS - PORTUGAL
CASCAIS - PORTUGAL

Estoril

Estoril é famosa pelo cassino, e mostra inúmeros palacetes em suas construções. A propósito, Estoril e Cascais eram  lugares de veraneio da aristocracia, e ainda conservam estilo refinado em muitas construções. 
ESTORIL - PORTUGAL

Estoril e Cascais são lugares bonitos, convidativos, que vale a pena conhecer.

Nossa viagem à Portugal estava encerrando, pois no dia seguinte precisávamos estar em Madri, para conhecer a famosa feira de El Rastro, que acontece aos domingos.

No sábado à tardinha, nos dirigimos à estação Oriente, para embarcar de trem rumo à Madri!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário