Total de visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2016

França - de trem

Aix-en-Provence


Sempre tive muita vontade de conhecer o sul da França. Li em algumas revistas sobre Aix-en-Provence e fui cativada pelo encanto da cidade. Aprofundei minhas pesquisas e fiquei muito feliz ao saber que estava em funcionamento há pouco tempo, uma linha de trem de alta velocidade ligando Barcelona/Espanha a Aix-en-Provence/França, cujo trajeto era realizado em cerca de 4 horas.

Chegamos à Aix-en-Provence no horário determinado, às 22:30 da sexta feira. Devido à hora, optamos por ir de táxi ao apart hotel. Estávamos eufóricos pois no dia seguinte, sábado, era o dia da famosa feira na Cours Mirabeau!

O apart hotel era ótimo, dispondo das utilidades necessárias para o preparo das próprias refeições, mas oferecia também café da manhã, se o cliente desejasse. Além do mais, estava localizado a cerca de uma quadra da Cours Mirabeau (rua onde acontece a famosa feira), de lojas, restaurantes, farmácias, padarias, linhas de ônibus e pontos de táxi. Localizada também a uma quadra do apart hotel está a estação rodoviária, com ônibus para cidades próximas como Avignon, Marseille, etc.

A feira é linda, colorida, muito variada, oferecendo artesanato, comidas, bebidas, souvenir, enfeites natalinos, roupas, perfumes e os sabonetes artesanais próprios da região da Provenc. 


COURS MIRABEAU À NOITINHA - AIX-EN-PROVENCE

ESTAÇÃO RODOVIÁRIA - AIX-EN-PROVENCE
A cidade estava toda iluminada preparada para o Natal e a própria feira (que normalmente acontece somente aos sábados) seguiu no domingo. 

Aix-en-Provence é conhecida por ter sido o local de residência do pintor Cézanne, que a retratou em inúmeras de suas obras.

Aproveitamos para conhecer o famoso Les Deux Garçons, localizado na própria Cours Mirabeau. Foi fundado em 1792 tendo sido muito frequentado por artistas como Edith Piaf, Cézanne, Picasso, Zola, e outros. É uma brasserie, oferecendo, café, bebidas, refeições, etc. 

Ali aproveitamos para saborear um gostoso café e provar alguns chopes artesanais.E é claro, muito bom estar num lugar histórico! 
Ganhamos, gentilmente, do garçon que nos atendeu, um porta copos, que emolduramos como lembrança do lugar e da viagem inesquecível.

LES DEUX GARÇONS - AIX-EN-PROVENCE
Aix-en-Provence é uma cidade histórica, famosa pela inúmeras fontes, repleta de construções antigas e ruelas, carregadas de história. É tida como uma cidade universitária, pois há estudantes do mundo todo ali. 

E como estávamos muito perto de outras cidades lindas, optamos por conhecer Marseille, em viagem de ônibus com duração de cerca de 20 minutos.

Marseille

Marseille é a capital da Provence, e foi o que se pode chamar de grata surpresa. Ao desembarcar do ônibus, disse a mim mesma: puxa, porquê não escolhemos outro lugar? Aqui será um dia perdido!

Mas como para tudo se espera uma solução, perguntamos onde ficava o centro da cidade. E nos dirigimos para o lugar indicado, a algumas quadras dali. De repente, outra cidade se apresentava: avenidas largas, ruas movimentadas, lojas de artigos variados, restaurantes, cafés, etc. 

Aproveitamos para comprar alguns itens de vestuário, calçados, pois os preços eram muito bons.

Fomos até a orla e nos encantamos com o cenário, restaurantes, hotéis, cafés, lojas, barcos, e até uma feira (de Natal). Havia também um trenzinho que fazia passeios por parte da cidade, além da possibilidade de passeios de barco.
MARSEILLE - FRANÇA
 
TRENZINHO PARA CONHECER MARSEILLE


DIVERSÕES PRÓXIMO Á ORLA - MARSEILLE

ÔNIBUS/BONDE ELÉTRICO - MARSEILLE

Decidimos embarcar em um ônibus que dizia: Notre Dame de la Garde para conhecer um pouco mais da cidade. O ônibus seguiu para arredores de Marseille e após começou a subir um morro, e finalmente estacionou no topo, onde havia a Basílica de Notre Dame de la Garde. A Basílica é lindíssima, e o local indescritível: para o lado que se olhar, há paisagens maravilhosas, de um lado o mar azul e de outro a cidade clara, linda. A Basílica é estilo bizantino, e teria sido erguida sobre um pequeno santuário que data de 1214. A imagem de Nossa Senhora toda dourada, data de 1869. Realmente, dos lugares mais lindos que já vi. Inesquecível! 


NOTRE DAME DE LA GARDE - MARSEILLE - FRANÇA

VISTA DE MARSEILLE DO ALTO DA BASÍLICA DE NOTRE DAME DE LA GARDE 
VISTA DE MARSEILLE - FRANÇA

Do alto se avista a ilha do Chateau D'If, que teria inspirado Alexandre Dumas, no célebre O Conde de Monte Cristo, local da prisão do personagem.

Ao final do dia lindo e ensolarado em Marseille, embarcamos no ônibus que nos levaria à Aix-en-Provence. No dia seguinte, embarcaríamos para Paris (de trem).


Paris

Paris dispensa qualquer apresentação. Inigualável, encantadora, cativante...Ah, Paris! 

Embarcamos em Aix-en-Provence com destino à Paris, em trem de alta velocidade, em viagem com duração de cerca de 3:30 horas.

A hospedagem em Paris foi em apart hotel bem localizado, com aqueles itens indispensáveis referidos anteriormente, e também próximo de estações de metrô, ônibus, mercados, restaurantes, lojas, etc.

Visitamos pontos turísticos como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre Dame, o Museu do Louvre, passeamos pela Rívoli, Champs Elisée, Galerias Lafayette, além do tour pela cidade com os ônibus turísticos. 
RIO SENA - PARIS
RIO SENA - NOTRE DAME AO FUNDO - PARIS
RIO SENA - PONTE DOS CADEADOS - PARIS
CÉLEBRE PINTURA DE DELACROIX - MUSEU DO LOUVRE

CÓDIGO DE HAMURABI - MUSEU DO LOUVRE  -PARIS

INTERIOR DA GALERIA LAFAYETTE - PARIS

Fizemos um passeio à noite pelo rio Sena, o que é maravilhoso, pois é um tour pelos principais pontos turísticos de Paris, iluminados. Muito lindo

PONTE ALEXANDRE III -  PARIS 

PASSEIO DE BARCO PELO RIO SENA  - À  NOITE - PARIS


Palácio de Versailles 

Aproveitamos também para visitar o Palácio de Versailles, distante cerca de 20 km de Paris. Magnífico! É muito interessante ver/conhecer uma parte da história, e os ambientes suntuosos de uma monarquia. 
JARDINS DE VERSAILLES - FRANÇA

SALÃO DOS ESPELHOS - VERSAILLES

Após 05 dias em Paris, era chegada a hora de voltar para Lisboa/Portugal, onde embarcaríamos de volta ao Brasil.

Esta viagem Paris-Lisboa, optamos por fazê-la de avião, aproveitando aqueles voos low coast, com duração de cerca de 02 horas e tidos como baratos. 


Portugal

De volta a Lisboa, ainda tivemos mais 1 dia e meio para aproveitar revisitando lugares que havíamos gostado, saborear uma vez mais os famosos pastéis de Belém, passear pela cidade e até encontramos uma feira de antiguidades, que gostamos muito.

MONUMENTO AO FADO - LISBOA

FEIRA DE ANTIGUIDADES - LISBOA
Encerramos este tour maravilhoso por três países, trazendo belas imagens que serão lembranças de outros povos, outras culturas, o que sempre enriquece qualquer existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário